14 de outubro de 2013

Quem aí quer ser astronauta?

Valentin2

Ser astronauta e ir pra Lua ou viver aqui na Terra? O que parece uma aventura maior pra você? Este é o conflito do Valentin, o pequeno heroi deste filme argentino, feito em 2002, e que leva o nome dele como título – merecidamente, aliás, porque é o próprio Valentin que pega a nossa mão para nos apresentar a sua vida aos 8 anos.

Um período bem crucial, inclusive, quando ele enfrenta a perda de parentes queridos e tem algumas expectativas frustradas, como reencontrar sua mãe e ver o pai com uma namorada legal. Mas um dos descobrimentos mais estranhos que Valentin faz neste ano, além do cabrito com duas cabeças que tem no museu da escola, é que tem pessoas que têm tudo e não aproveitam, como esse colega dele, que tem uma mãe e nunca fala com ela. Só sai da aula, entrega a pasta na mão dela, e pronto.

Apesar de tudo, este também é o ano em que ele começa a aprender piano, conhece alguns amigos de verdade, daqueles com quem você sabe que pode contar a toda hora, e se dá conta de uma coisa muito, muito importante: as coisas nem sempre são exatamente como a gente gostaria, mas já dá pra construir uma vida bem bacana com o que a gente tem.

Além do mais, com tanta história pra contar, o Valentin acaba resolvendo que, em vez de ser astronauta, vale mais a pena virar escritor e ser feliz neste planeta mesmo (até porque ir pra Lua parece ser um pouco perigoso).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *